Coordenação

  • Prof.

Descrição

O Percursos Urbanos é um projeto de conhecimento do espaço urbano. Ele nasceu de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e o Centro Cultural Banco do Nordeste, na cidade de Juazeiro do Norte.

O projeto realiza visitas não turísticas as principais cidades do Cariri (Crato, Juazeiro e Barbalha), proporcionando um passeio cultural não-turístico para conhecer mais sobre a cidade e suas origens.

A cada dois sábados do mês, um grupo de diversas idades partem do CCBNB dentro de um ônibus urbano para um roteiro/passeio até então desconhecido. O roteiro segue uma temática e, a partir desta, guiamos nossos olhares e os debates. Cada percurso traz um recorte cultural da cidade sob os pilares da memória social, do patrimônio material e imaterial, da política e da transformação das tradições.

Cada edição elege um tema diferente para discutir. Visitamos dois ou três locais da região que tragam referências para o assunto e contamos com a participação de um mediador, facilitador ou condutor do trajeto. Ele é responsável por repassar um pouco de sua experiência, apresentar os locais e promover a conversa dentro do coletivo. Seguimos a perspectiva da educação popular e informal, portanto, o mediador não necessariamente será um professor nem pesquisador, basta ter um amplo saber sobre o assunto para compartilhar com os demais. O transporte possui a interferência de um microfone e uma caixa de som, e o passeio tem duração de três horas e meia.

O projeto Percursos Urbanos surgiu em Fortaleza em 2002, como proposta de intervenção na cidade da ONG Mediação de Saberes (ou Coletivo MESA). Em 2004, o projeto passou a integrar a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) na capital cearense. Desde agosto de 2011, a atividade chegou à região do Cariri. Também em parceria com o CCBNB de Juazeiro do Norte, o Percursos Urbanos amplia suas parcerias, tornando-se um projeto de extensão do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará.

Local de funcionamento

x

Órgão de fomento

  • Universidade Federal do Cariri – UFCA / Pró-reitoria de Cultura – PROCULT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *