Líderes

Prof. Valdetonio Pereira de Alencar
Prof. Renato Mendes Rocha

Descrição

O ANALYSIS  é um Grupo de Estudo dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia que estudam e discutem os textos publicados no “Compêndio em Linha: Problemas de Filosofia Analítica” do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa  – Portugal.

O “Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica” é um volume, em língua portuguesa e de acesso inteiramente livre, que consiste em ensaios especializados sobre tópicos pertencentes a um conjunto de áreas nucleares da Filosofia Analítica contemporânea. Num primeiro momento, a ênfase é colocada em áreas que tratam da natureza da linguagem, mente e cognição. O volume está inicialmente organizado em torno de três domínios:

• Lógica e Linguagem, incluindo a Filosofia da Linguagem, a Lógica Filosófica, a Filosofia da Lógica, a Filosofia da Matemática, etc.
  • Mente e Cognição, incluindo a Epistemologia, a Filosofia da Mente, a Filosofia da Acção, os Fundamentos da Ciência Cognitiva, etc.
  • Metafísica, incluindo a Ontologia, a Filosofia da Ciência, a Filosofia do Tempo, a Filosofia da Religião, etc.

Num segundo momento, o volume cobrirá igualmente áreas situadas na chamada Filosofia Prática, como por exemplo a Ética, a Estética, a Filosofia da Arte, a Filosofia Política, etc.

Os artigos do Compêndio em Linha são ensaios de estado da arte sobre tópicos salientes na reflexão e investigação filosófica actuais. Tipicamente, cada artigo formula e caracteriza um tópico segundo o estado corrente da sua discussão, introduz as concepções principais e os argumentos associados acerca do tópico e examina criticamente os prós e os contras de cada uma dessas concepções e argumentos.

Local e Periodicidade

Em 2017, o Analysis – grupo de estudos em Lógica e Filosofia Analítica reunir-se-á quinzenalmente nas quartas-feiras, da 16h às 18h, na Universidade Federal do Cariri – UFCA – na sala 68E,