Coordenador

Prof. Emanuel Marcondes de Souza Torquato

Descrição

O Projeto Filosofia na Rede é um Projeto de Integração Ensino e Extensão – PEEX das Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Extensão. Constitui-se em um repositório de vídeos relacionados à reflexão filosófica e interdisciplinar mantido pelos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte – IISCA da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Estes vídeos são produtos das disciplinas de Capacitação para o Ensino de Filosofia do Curso de Licenciatura em Filosofia que, dentre outras temáticas trabalha, juntamente com o Laboratório de Ensino de Filosofia, a avaliação, produção, desconstrução e reconstrução de material didático-pedagógico e de metodologias para o ensino de filosofia.

Compõem ainda o acervo deste repositório o registro em vídeo de atividades produzidas em projetos da UFCA como o Conversas Filosóficas, da Pró-Reitoria de Cultura – PROCULT em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB; o Diálogos Transversais, projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPI; do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações – NECAGE – PROCULT-UFCA; além de outros projetos e programas realizados pelo curso de Filosofia (UFCA) e do Instituto Interdisciplinar de Cultura Sociedade e Arte – IISCA – UFCA ou de outras instituições, como o Diálogos Filosóficos, projeto realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação – NUPEFE do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, e que estejam relacionados à reflexão filosófica e/ou interdisciplinar.

O registro, edição e disseminação deste acevo tem como intuito fundamental disponibilizar para o público especializado (professores e estudantes do ensino superior e do ensino médio) a produção local na temática da reflexão filosófica, interdisciplinar e cultural. Além disso visa fomentar o trabalho pedagógico com hipermídias, ou seja, a hibridização de mídias como os textos filosóficos e científicos, hipertextos, vídeos e redes. Entende-se como relevante o registro desta produção local, no âmbito da UFCA e instituições parceiras, e sua divulgação nas redes informacionais, para que sirva como material a ser utilizado para consulta, pesquisa e provoque novas produções na comunidade acadêmica, para que sejam utilizadas como material de apoio nas escolas do Ensino Médio da Região do Cariri (CREDE 18 E 19) e esteja disponível para o público em geral.

Este registro é roteirizado, editado e mesclado com outros materiais, familiarizando, assim, os estudantes com as tecnologias atuais que possibilitam o uso de hipermídias no ensino de filosofia de maneira que proporcione uma aprendizagem significativa.

O projeto, desta forma, proporciona ao estudante, na busca de assegurar qualidade na formação enquanto filósofo-educador:

1. uma maior integração entre Universidade e escola básica pelo viés da discussão sobre as tecnologias de ensino e proposição de novos produtos pedagógicos;

2. uso e desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias como mais uma possibilidade de construção de uma aprendizagem significativa e da capacidade crítica e criativa;

3. desenvolvimento da autonomia do professor-filósofo-aprendiz, entendido como protagonista de seu desenvolvimento profissional diante de situações problemas;

4. formação pedagógica para criar, planejar, executar, gerir e avaliar situações didáticas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos;

5. Conhecimentos que capacitem o docente a realizar a transposição didática dos conteúdos específicos para situações de ensino;

6. Integração entre saber teórico e prático como orienta o Parecer CEP/CP 02/2015 que trata das Novas Diretrizes para a Formação Docente e valoriza a Prática como Componente Curricular, que no âmbito deste projeto se dá através das disciplinas Capacitação para o Ensino de Filosofia III e IV.

Site do Projeto

http://filosofianarede.wix.com/videos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *